Lula rejeita autocrítica: "Por que eu mesmo iria me criticar?"
Ex-presidente também questionou críticas por apoio ao presidente da Nicarágua
SBT News
O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva participou, nesta 5ª feira (02.dez), do podcast "Podpah" e discordou dos questionamentos que recebe por não fazer uma autocrítica sobre ações suas e do Partido dos Trabalhadores (PT).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Deve ter tido muito erro. Sabe o que eu fico irritado? O povo fica falando ?você não tem autocrítica?. Por que eu mesmo iria me criticar? Deixa os adversários criticarem. Nunca vi ninguém pedir pro Fernando Henrique Cardoso fazer autocritica, só pro PT. Sabe por que não faço autocrítica? Porque quero que você faça a crítica"", afirmou Lula.
O ex-presidente também rebateu as críticas por ter apoiado Daniel Ortega, presidente da Nicarágua. "Aqui no Brasil prenderam o cara que estava no primeiro lugar nas pesquisas pra não disputar as eleições e nunca vi vocês falarem nada, nunca vi vocês me defenderem. Por que vocês se preocupam tanto com a Nicarágua, se quando esse pais de 215 milhões (de habitantes) teve o candidato que estava no primeiro lugar nas pesquisas preso vocês não falaram nada?".
No início de novembro, Daniel Ortega, de 76 anos, venceu a eleição presidencial no país com 75,92% dos votos e ganhou o seu quarto mandato consecutivo. Os resultados, no entanto, não foram reconhecidos pelos líderes dos Estados Unidos, União Europeia, e Costa Rica, que consideraram o pleito como "farsa", já que dezenas de opositores, incluindo sete candidatos presidenciais, foram detidos sob acusações de conspiração e outros crimes.
Sucesso de audiência
Realizado no mesmo horário da live semanal do presidente Jair Bolsonaro, o episódio do "Podpah" com Lula teve mais de 2,5 milhões de acessos, com picos de mais de 290 mil espectadores simultâneos, e foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta 5ª feira.
Leia também: