Projeto Comprova recebe hoje Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa
Desde 2018, SBT e SBT News participam da iniciativa, que descobre e investiga notícias falsas compartilhadas na internet
SBT News
Nesta 4ªfeira (01.dez), o Projeto Comprova, no qual o SBT e SBT News fazem parte desde a primeira edição em 2018, recebe da Associação Nacional de Jornais (ANJ) o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021. A premiação reconhece a importância da cooperação entre as empresas jornalísticas durante a pandemia da covid-19 no combate a desinformação. O evento acontece a partir das 11h15 e será transmitido no YouTube da entidade e no site sbtnews.com.br
Saiba mais:
+ Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa homenageia o Projeto Comprova
+ Conheça o Projeto Comprova no SBT e SBT News
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além do Comprova, que reúne jornalistas de mais de 30 veículos em todo o Brasil, o prêmio será dividido também com o Consórcio de Veículos de Imprensa, formado pelos veículos O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, Extra, UOL e G1. Por conta da pandemia, apenas representantes da ANJ e dos premiados estarão presencialmente no encontro, que acontece em São Paulo.
Participam do evento Francisco Mesquita Neto, vice-presidente da ANJ, responsável pelo Comitê de Liberdade de Imprensa, que fará a entrega do prêmio. Compõem o palco a Flávia Faria, da Folha de S.Paulo, representando o Consórcio de Veículos de Imprensa, e Sérgio Lüdtke, diretor do Projeto Comprova. O presidente da ANJ, Marcelo Rech, falará por vídeo no início da cerimônia, por estar no exterior e o diretor executivo da associação, Ricardo Pedreira, será o mestre de cerimônias.
O Projeto Comprova realiza trabalho de checagem de fatos como forma de combater a desinformação. Reúne dezenas de jornalistas de mais de 30 veículos de todo o país e tem sido fundamental no esclarecimento das informações a respeito da pandemia no Brasil.
O Consórcio de Veículos de Imprensa foi formado por seis veículos de imprensa para reunir e divulgar dados confiáveis a respeito da pandemia no país, depois que ficou evidente que o governo federal poderia manipular ou omitir informações sobre as consequências da Covid-19 no Brasil. A iniciativa foi formada por seis veículos de imprensa.
Para Marcelo Rech, presidente da ANJ, a premiação é um reconhecimento ao jornalismo profissional como atividade em favor do bem comum: "Ao dividirmos o prêmio entre o Comprova e o Consórcio, estamos destacando para o país que as empresas jornalísticas e seus profissionais vêm cumprindo com grande eficiência a missão de trazer a público o que interessa aos cidadãos. Num momento de tanta desinformação, o jornalismo ganha relevância como antídoto contra a manipulação dos fatos com objetivos autoritários e obscurantistas".