PT diz que comparação de Lula entre Ortega e Merkel foi adulterada por fake news
O partido divulgou vídeo com a entrevista do ex-presidente brasileiro ao jornal El País
SBT News
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma comparação com a reeleição do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e com o tempo de poder da chanceler alemã, Angela Merkel, eleita democraticamente. A declaração foi dada durante entrevista concedida ao jornal El País, divulgada na 2ª feira (22.nov).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
""Eu posso ser contra, mas não posso ficar interferindo nas decisões de um povo. Não posso ficar torcendo. Ah? por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Por que o Felipe González pode ficar 14 anos aqui na Espanha? Qual é a lógica?", disse Lula.
Em nota, o Partido dos Trabalhadores diz que a entrevista e as falas do ex-presidente foram editadas de forma adulterada e divulgada como fake news em redes sociais. O partido divulgou vídeo com o trecho completo da resposta de Lula ao jornal e afirmou que o presidente defende a alternância de poder.
No início de novembro, Daniel Ortega, de 76 anos, venceu a eleição presidencial no país com 75,92% dos votos e ganhou o seu quarto mandato consecutivo. Os resultados, no entanto, não foram reconhecidos pelos líderes dos Estados Unidos, União Europeia, e Costa Rica, que consideraram o pleito como "farsa", já que dezenas de opositores, incluindo sete candidatos presidenciais, foram detidos sob acusações de conspiração e outros crimes.
A Organização dos Estados Americanos (OEA) declarou que as eleições na Nicarágua não foram justas e que carecem de "legitimidade democrática", o que obrigou a entidade a pedir uma "avaliação coletiva imediata". Em retaliação, Ortega formalizou, na última 6ª feira (19.nov), a saída da Nicarágua da entidade. A decisão foi anunciada pelo chanceler Denis Moncada, que acusou a OEA de intervencionismo e de ser controlada pelos Estados Unidos.