Contra Bolsonaro e Moro, Lula ganha 1° turno com 48% das intenções de voto
O levantamento foi feito pela Genial Investimentos em parceria com a Quaest Consultoria e Pesquisa
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições de 2022 no primeiro turno, de acordo com a pesquisa de intenção de votos da Genial Investimentos em parceria com a Quaest Consultoria e Pesquisa, divulgada nesta 4° feira (10.out). Mesmo tendo como adversários o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-juiz Sérgio Moro, Lula levaria as eleições com 48% dos votos, mesmo com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
O levantamento Genial nas Eleições foi feito entre os dias 3 e 6 deste mês e entrevistou 2.063 pessoas por meio da aplicação de questionários estruturados em entrevistas face-a-face. De acordo com a pesquisa, que desenvolveu dois cenários para a intenção de voto para presidente no primeiro turno, Lula ganharia nos dois contextos. No primeiro, com 48% dos votos e no segundo com 47%.
De acordo com a Constituição, para ganhar no 1° turno, o candidato precisa ter maioria absoluta de votos válidos, sem contar os votos nulo e os em branco. Nos dois cenários, mesmo com a margem de erro, Lula teria essa maioria. Os outros candidatos apontados na pesquisa são o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), (21%) nos dois cenários, o ex-juiz Sérgio Moro, (8%) nos dois cenários, o possível candidato do PDT à presidência, Ciro Gomes, (6%) no cenário I e (7%) no cenário II.
Além destes, aparecem na corrida pelo Palácio do Planalto o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), e o pré-candidato do partido Novo à presidência, Felipe D'ávila, que totalizam 3% das intenções de voto no cenário I e 2% no cenário II. Nos dois cenários, os votos branco, nulo, os indecisos e os eleitores que não vão votar representam 14%.
Confira o gráfico:
Saiba mais: