Pequenos negócios sofrem com falta de matéria-prima e alto custo dos produtos
Relatório da CNI aponta que o problema persiste há cerca de um ano para micro e pequenas empresas (MPEs)
SBT News
Micros e pequenas empresas (MPEs) apontam a falta ou o alto custo de matéria-prima como principal problema enfrentado no último ano, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta 2ª feira (8.nov). De acordo com o Panorama da Pequena Indústria, o levantamento trimestral feito pelo órgão, as MPEs de transformação e construção destacam esse como a principal questão há cerca de um ano e três meses.
A carga tributária elevada e o alto custo de energia foram dois outros grandes desafios enfrentados pelas MPEs no último trimestre. "A questão energética é um ponto de atenção, dado o contexto de crise hídrica atualmente vivido no Brasil", destaca o relatório técnico. De acordo com a CNI, as indústrias extrativas não foram afetadas por tanto tempo pela falta ou alto custo da matéria-prima, mas sofreram com a carga tributária.
Por outro lado, os índices de desempenho e faturamento das MPEs alcançou, no terceiro trimestre de 2021, 48,3 pontos e 42,6 pontos, respectivamente. Essa melhora, de acordo com a CNI, é relacionada às iniciativas que visam facilitar o acesso ao crédito como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e o Open Banking.
Os índices de confiança do empresário industrial e de perspectivas da pequena indústria recuaram, no entanto, ainda continuam acima da média histórica.
Saiba mais: