Nova lei em SP vai preservar e manter Cinemateca
Projeto foi sancionado pela Prefeitura e permite convênios com a instituição de acervos de cinema
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou projeto de lei (PL), de autoria do vereador Celso Giannazi, que autoriza o Poder Executivo municipal a celebrar convênios com a Cinemateca Brasileira. O objetivo é auxiliar na manutenção e preservação do acervo da instituição.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A partir da lei 17.694, de 22 de outubro de 2021 - resultado do PL 368/2020 - o município poderá transferir recursos financeiros para a Cinemateca Brasileira e criar um fundo vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, cuja finalidade seria o financiamento de ações contínuas para manutenção do acervo nacional.O acompanhamento, supervisão e fiscalização do convênio caberá à Secretaria Municipal de Cultura.
Cinemateca é responsável pela preservação dos acervos do cinema, o maior da América Latina, com aproximadamente 240 mil rolos de filme, 41 mil títulos diferentes e 1 milhão de itens não fílmicos (como pôsteres, roteiros e outros). No final de julho deste ano, um incêndio atingiu um galpão da instituição, onde ficava guardada parte deste acervo.