MST faz protesto contra Guedes na entrada do Ministério da Economia
Ato consistiu em uma encenação teatral na qual foram utilizadas réplicas de cédulas de dinheiro
SBT News
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou nesta 5ª feira (7.out) um protesto contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, na entrada do ministério, em Brasília, devido à descoberta de que o titular da pasta é sócio de uma empresa offshore.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ato consistiu em uma encenação teatral na qual foram utilizadas inúmeras réplicas de cédulas de dinheiro com o rosto do ministro estampado e pés de galinha. Os participantes cantavam "gritou o Paulo Guedes, falando baboseira. E a elite brasileira lucrando sem pudor. Tira o dinheiro e bota no estrangeiro e a fome vai causando muita dor. Tá tudo caro!".
Na lateral do ministério, os manifestantes chegaram a fazer pichações. Entra elas, as frases "Guedes no paraíso e o povo no inferno" e "Guedes lucra com a fome". Nesta 4ª feira (6.out), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro para que ele preste esclarecimentos sobre a companhia identificada nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal.
De acordo com Jailma Lopes, integrante da coordenação nacional do MST pela juventude, "o escândalo surge no momento em que o Brasil passa por uma das mais severas crises sanitárias, econômicas e institucionais que esbarra em uma atuação inerte do Ministério da Economia, que não tem trabalhado para a melhoria da qualidade de vida da população. Nem mesmo uma das principais promessas de Guedes, o tal crescimento em V, foi cumprido".
Outra motivação do ato desta 5ª feira, segundo os organizadores, foi a fala da advogada Bruna Morato de que teria sido mencionado um "alinhamento ideológico" entre a operadora de saúde Prevent Senior e o Ministério da Economia. A rede também foi citada na investigação sobre paraísos fiscais que identificou a companhia de Guedes.
Veja outras fotos do protesto:
Veja também: