A um ano das eleições, TSE inicia testes na urna eletrônica
A abertura do código-fonte da urna eletrônica está programada para esta 2ª feira (4.out)
A um ano das eleições, programadas para 2 de outubro de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai iniciar os testes nas urnas eletrônicas nesta 2ª feira (4.out), às 14h. O Exército, com tom de desconfiança, avalia que as análises podem pacificar o tema com o maior número de informação possível sobre o tema e a abertura dos dados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Teste de urna eletrônica começa com desconfiança por parte do Exército
A conferência do sistema eletrônico de votação pela sociedade civil, que ocorre pela primeira vez a um ano do pleito, vai contar com a abertura dos códigos-fontes dos sistemas. Esta é uma das etapas do processo eleitoral e acontece na véspera do 33º aniversário da Constituição Federal.
No Ciclo de Transparência Democrática ? Eleições 2022, organizado pelo TSE, autoridades nacionais e internacionais são convidadas a visitar as instalações da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE, onde vão ter acesso aos computadores da Corte Eleitoral para a inspeção dos códigos-fonte.
Código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para que ele funcione. A abertura do código-fonte da urna eletrônica para partidos é um procedimento realizado pela Justiça Eleitoral que acontece regularmente em anos eleitorais. A Resolução do TSE nº 23.603/2019, que normatiza a disponibilização dos códigos 12 meses antes das eleições, foi de relatoria do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e foi aprovada em 28 de setembro.
Para a solenidade de abertura do código-fonte, o TSE convidou todos os presidentes de partidos com representação no Congresso Nacional e os 12 integrantes da Comissão de Transparência das Eleições. Ainda estarão presentes autoridades eleitorais de entidades como a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Idea Internacional e a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore), que atuam como observadores em diversos pleitos na América.
No primeiro domingo de outubro de 2022, o eleitorado apto a votar vai eleger presidente e vice-presidente da República, 27 governadores e vice-governadores de estado e do Distrito Federal, 27 senadores e 513 deputados federais, bem como deputados estaduais e distritais. O segundo turno está marcado para 30 de outubro.