Publicidade
Brasil

Seca deixa reservatórios de água abaixo de 40% em SP e no Rio

Desabastecimento pode prejudicar o fornecimento de água e energia nos dois Estados

Imagem da noticia Seca deixa reservatórios de água abaixo de 40% em SP e no Rio
Devido a crise hídrica, a conta de luz seguirá com a bandeira tarifária vermelha patamar 2 | Divulgação Sabesp
• Atualizado em
Publicidade

A falta de chuva deixou os principais reservatórios de geração elétrica de São Paulo e do Rio de Janeiro com volume útil abaixo de 40%. Segundo dados do Sistema Interligado Nacional (SIN) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o volume total indicado nos reservatórios é de 44,35%, valor abaixo do registrado no mesmo período dos últimos 4 anos. Em 2020, o volume estava em 58,27%.

Para o abastecimento de água e energia no Rio de Janeiro, o nível dos reservatórios é preocupante. No reservatório de Santa Branca, por exemplo, o nível está em 19,78%, enquanto o de Paraibuna está em 27,20%. Em São Paulo, a altura da água alcança apenas 29,32% do reservatório de Jaguari e 37,4% da Cantareira.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o panorama deve continuar crítico no mês de setembro. Com isso, a entidade anunciou no último dia 27 que a conta de luz seguirá com a bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do sistema. Atualmente, o valor da cobrança adicional está em R$ 9,49 por 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos.

+ Entenda quanto custa cada aparelho eletrodoméstico na conta de luz

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade