DF libera "xepa da vacina" para jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades
Medida começa a valer a partir desta 4ª, um dia após início da vacinação das pessoas acima de 18 anos
O Distrito Federal liberou nesta 4ª feira (18.ago) a aplicação da "xepa da vacina" para jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades. A medida, que aplica doses remanescentes após o período da vacinação, passou a valer um dia após o início da imunização de jovens com mais de 18 anos.
Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a mudança é para evitar desperdícios de doses da vacina Pfizer-BioNTech, única que possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada nessa faixa etária. Vale lembrar, que os adolescentes com alguma comorbidade já estão sendo vacinados desde o início do mês.
O Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou no início da semana que o próximo grupo a ser incluído na campanha de vacinação será os adolescentes sem comorbidades, mas é necessário aguardar o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde.
O Distrito Federal ocupa o segundo colocado no ranking nacional de vacinação contra a covid-19. Mais de 83% da população adulta já foi vacinada com a primeira dose na capital.