Publicidade
Brasil

Gilberto Gil e Fernanda Montenegro confirmam candidaturas para a ABL

Artistas são favoritos em um movimento de abertura de portas da Academia para a cultura popular

Imagem da noticia Gilberto Gil e Fernanda Montenegro confirmam candidaturas para a ABL
gilberto Gil
• Atualizado em
Publicidade

O autor de "Andar com fé" e uma das artistas brasileiras indicadas ao Oscar podem ser dois dos próximos integrantes da Academia Brasileira de Letras (ABL). Gilberto Gil, cantor e compositor, e Fernanda Montenegro, atriz, confirmaram as suas candidatura a uma cadeira na ABL nesta semana. Se escolhido, o músico baiano vai ser o segundo negro a ocupar uma das atuais 40 cadeiras de imortais da instituição. O professor de literatura carioca Domício Proença Filho é o outro e está na ABL desde 2006. E se escolhida, Fernanda vai integrar o grupo de cinco mulheres da Academia, sendo a sexta. 

Ex-ministro da cultura, Gilberto Gil é um dos artistas brasileiros mais respeitados no mundo e confirmou sua candidatura na 5ª feira (5.ago). Nasceu em 1942, na Bahia, filho de um médico e de uma professora. Cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e político brasileiro, Gil lançou mais de 60 discos durante sua trajetória musical. Há algum tempo, a academia vem tentando abrir suas portas para a cultura popular, o que pesa em favor de Gil e Fernanda Montenegro.

A atriz, que confirmou sua candidatura nesta 6ª feira (6.ago) tem quase oito décadas de carreira e é reconhecida do público brasileiro como um dos maiores nomes do teatro e do cinema do país. Ela também tem uma relação forte com a poesia e a ficção. A atriz foi a primeira latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz, sendo nomeada por seu trabalho em Central do Brasil (1998).

Quatro vagas serão abertas na Academia. A do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, que faleceu em 15 de março de 2020, a do jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em 27 de maio de 2020, a do professor Alfredo Bosi, morto em 7 de abril de 2021, e a do advogado e ex-vice-presidente do Brasil Marco Maciel, que faleceu em 12 de junho de 2021.

Para preencher uma das vagas, os candidatos têm 30 dias para se inscreverem após a Sessão da Saudade, realizada nesta 5ª feira (5.ago). O evento marca oficialmente que a cadeira de um membro que morreu está vaga e foi realizado de forma virtual pela primeira vez na história da ABL. Após as inscrições dos candidatos, que poderão enviar a carta de inscrição por email, com assinatura digital, a Academia tem 60 dias para marcar o dia da votação.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade