Meteoro é visto no céu de Santa Catarina
Fenômeno também foi avistado nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo
Cinthia Macedo
O estado de Santa Catarina foi presenteado mais uma vez com um meteoro de 'brilho intenso'. O fenômeno foi registrado por volta das 18h40 de 5ª feira (8. jul) e teve duração de 6,4 segundos. A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) calculou a velocidade em 71,7 mil km/h.
O astrônomo amador Jocimar Justino, da estação de monitoramento de Monte Castelo, no norte catarinense, relatou que o meteoro foi o mais belo e mais brilhante que ele registrou este ano. "Nas redes sociais, o pessoal começou a comentar que tinha visto o Boitatá, que é um personagem folclórico, muito popular aqui no Sul. Ele é uma espécie de 'bola de fogo' que anda pelo céu e, se você observar as imagens, parece uma 'bola de fogo', mas na verdade, trata-se de um meteoro", brincou.
A Bramon informou que o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 20,3°em relação ao solo e começou a brilhar a 97,1 km de altitude. O fenômeno percorreu 126,6 km em 6,4 segundos sobre municípios do Paraná e desapareceu a 53,0 km de altitude, sobre Imbituva, também no Paraná.
Veja o momento em que o meteroro é flagrado pelas câmeras de monitoramento: