Incêndio se alastra em Bonito e já atinge área de 2,7 mil hectares
Região turística de Mato Grosso do Sul sofre com as chamas há três dias
Cinthia Macedo
Um incêndio atinge o turístico município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, a 257 quilômetros da capital Campo Grande. O fogo começou na noite da última 4ª feira (7.jul), em uma fazenda, no Banhado do Rio da Prata. O foco de incêndio chegou a 2,7 mil hectares de área atingida nesta 6ª feira (9. jul), segundo a Fundação Neotrópica do Brasil, organização de conservação ambiental, que atua na proteção de áreas úmidas, há 28 anos em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Ibama, as chamas já causaram estragos e ameaçam a área de conservação ambiental. O local é fundamental para a formação das nascentes, que abastecem o rio da Prata. O fogo também atingiu a vegetação próxima ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Cerca de 50 profissionais do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul e 14 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão trabalhando no combate aos focos de incêndio. Fazendeiros da região também cederam tratores e caminhões pipa para auxiliar no combate às chamas.
As causas do incêndio estão sendo investigadas pelas autoridades ambientais.
No ano passado, Mato Grosso do Sul foi um dos estados mais atingidos pelas queimadas que devastaram o Pantanal. As chamas na região turística de Bonito acende um alerta para novos focos de incêndio na região.
Veja no vídeo a área de conservação ambiental atingida pelo fogo: