Publicidade
Brasil

Eduardo Leite ganha apoio do Cidadania na corrida ao Planalto

Governador tucano, que assumiu publicamente ser gay, é o político mais buscado nesta 6ª feira nas redes

Imagem da noticia Eduardo Leite ganha apoio do Cidadania na corrida ao Planalto
Eduardo Leite
• Atualizado em
Publicidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ganhou o apoio do Cidadania, um dos principais partidos da chamada terceira via nas eleições ao Planalto em 2022. Dois dos principais nomes da legenda, o presidente, Roberto Freire, e o deputado federal Daniel Coelho (PE) elogiaram os atuais movimentos do político tucano, que na última 5ª feira (1.jul) assumiu publicamente ser gay.

"Não há a menor dúvida que ele fortaleceu a própria candidatura com esse gesto, principalmente diante do discurso homofóbico de Jair Bolsonaro", disse Freire. "Está mais do que claro que ele conseguiu arrancar, avancou muitas casas inclusive internamente, na disputa do PSDB", afirmou Coelho. O Cidadania era o partido que apostava no apresentador Luciano Huck, que desistiu da candidatura.

Em 16.jun, logo depois da saída do apresentador do páreo, Freire disse que o PSDB passou a dar as cartas como um partido capaz de ter um candidato na polarização entre Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O PSDB voltou a ter uma força gravitacional", disse Freire em entrevista ao SBT News. A prévia dos tucanos está marcada para novembro. Além de Leite, os tucanos têm o governador João Dória (São Paulo) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Vírgilio.

Leite

Chefe de Executivo estadual mais jovem do Brasil, com 36 anos, Leite revelou sua orientação sexual em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, que vai ao ar na madrugada desta 6ª feira (2.jul). "Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso", afirmou o governador.

Segundo ele, "esse não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser". Ainda nas palavras do tucano, "nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é". Entre os partidos que buscam um candidato da terceira via, estão, além do Cidadania, o MDB, o DEM, o Podemos, o PV, o Solidariedade e até mesmo o PSL.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade