Publicidade
Brasil

Tobogã do Pacaembu começa a ser demolido em São Paulo

A área conecta o estádio ao complexo poliesportivo; o processo deve durar de três a quatro meses

Imagem da noticia Tobogã do Pacaembu começa a ser demolido em São Paulo
Novo projeto do Pacaembu
• Atualizado em
Publicidade

A arquibancada popular atrás de um dos gols do estádio do Pacaembu começou a ser demolida nesta 3ª feira (29.jun). A área, conhecida como tobogã, conecta o estádio ao complexo poliesportivo e o processo deve durar de três a quatro meses.

O Pacaembu foi concedido à iniciativa privada, em 2019, pelo ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), por 35 anos e a concessionária responsável pela demolição é a Allegra Pacaembu.

A empresa decidiu por construir uma esplanada e prédio comercial no lugar do tobogã, que servirá de corredor entre as duas ruas que contornam o Pacaembu, hoje ligadas pelos portões de entrada do tobogã. A Allegra também estuda instalar arquibancadas provisórias em jogos com grande público.

A obra começa após a concessionária conseguir derrubar uma liminar na Justiça que proibia a interferência na estrutura por ser considerada pelo Ministério Público e pela Viva Pacaembu como parte do conjunto arquitetônico do estádio sendo, portanto, tombado.

"As instalações localizadas dentro do perímetro do estádio são alvo de nível de tombamento 1 - ou integral (...) De acordo com o tombamento, níveis de proteção tão elevados são incompatíveis como intervenções agressivas como a eliminação de uma arquibancada", argumentou o MP à Justiça.

A Allegra Pacaembu, por outro lado, afirmou em nota à imprensa que quer preservar a história do estádio. "Nosso desejo é manter viva a história do Pacaembu. Essa obra será executada com todo zelo e respeito ao patrimônio, orientada para o futuro, iniciando uma nova fase desse ícone de São Paulo. O projeto entregará aos paulistanos um espaço público mais democrático, plural e acessível, resgatando os pilares originais de cultura e lazer, além de potencializar o seu uso esportivo", afirmou Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu.

Fechado desde 2019, o complexo esportivo deve ser reinaugurado na virada de 2023 para 2024, devido a expectativa de reabrir 28 meses após início da obra. O Pacaembu contará com arquibancadas laterais reformadas, nova estrutura de banheiros, lanchonete e arena de eSports.


 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade