Policiais prendem criminosos por lavagem de dinheiro com gado roubado
Animais eram capturados, abatidos em matadouros clandestinos e a carne revendida
SBT News
Doze pessoas foram presas em uma operação da polícia contra roubo de gado e máquinas agrícolas na região do Vale do Paraíba. Segundo a Polícia Civil, o o grupo roubava os animais, mantinha em abatedouros clandestinos e vendia a carne, que era produzida sem os cuidados sanitários. O grupo ainda usava a venda de animais para a lavagem de dinheiro.
A operação, denominada "Gado do Vale", aconteceu entre os dias 17 e 23 de junho. Foram cumpridos mandados de prisões e buscas e apreensão em Igaratá, Santa Branca, Jacareí, Taubaté, Pindamonhangaba e Caçapava. Os agentes ainda estiveram na propriedade onde o grupo mantinha os animais e fecharam um abatedouro clandestino. Na ação, foram apreendidas mais de 500 cabeças de gado, armas de fogo, tratores e caminhões boiadeiros, além de documentos para falsificar a propriedade dos animais.
Segundo autoridades, o grupo invadia propriedades rurais e agia de forma violenta durante os roubos, amarrando e ameaçando as vítimas, inclusive crianças. Os animais roubados eram usados para manter o esquema de venda da carne, feita em estabelecimentos clandestinos, para lavagem de dinheiro.
Os envolvidos respondem por associação criminosa dentre outros crimes. Os animais apreendidos estão em uma propriedade na região e estão sendo devolvidos às vítimas de roubo.