Polícia desarticula quadrilha que desviava cargas de caminhões
Produtos desviados entre os anos de 2019 e 2020 estão avaliados em mais de R$ 100 milhões
SBT News
Uma operação coordenada por policiais civis da região de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, desarticulou nesta 4ª feira uma quadrilha de caminhoneiros profissionais que desviava cargas em todo o país. Os criminosos registravam boletins de ocorrência sobre roubos que nunca existiram, para enganar a seguradora, a polícia e os donos dos produtos.
Mandados de prisão foram cumpridos simultaneamente em sete estados. No esquema, os motoristas seguiam sempre o mesmo roteiro, como mostra uma anotação apreendida na casa de um deles. Diziam falsamente que tinham sido abordados por homens armados, ficado várias horas em poder deles e, depois, abandonados com o caminhão vazio. As cargas eram sempre descarregadas na região de Barretos (SP), onde a investigação acredita estar o recptador dos produtos.
+ Quadrilha aplica golpe milionário em pecuaristas do RS
Apesar de a maioria dos indivídos ter origem nos estados de Goiás e Minas Gerais, 99% dos desvios foram efetivados no estado de São Paulo. Os falsos registros eram feitos na capital paulista e na região metropolitana. A coincidência de delegacias e policiais que aparecem em vários desses casos fez com que a Corregedoria da Polícia Civil também entrasse na investigação.
Mais de 200 boletins de ocorrência com histórias falsas feitos foram identificados. As cargas desviadas pela quadrilha entre os anos de 2019 e 2020 estão avaliadas em mais de R$ 100 milhões. O grupo tinha preferência por furtar carregamentos de grãos, ferragens, leite e equipamentos agrícolas. O patrimônio de 36 criminosos identificados foi bloqueado. Cinco caminhoneiros acabaram presos nesta 4ª feira. Os investgadores ainda não identificaram o responsável por receber e revender as cargas.
Veja reportagem do SBT Brasil: