Marco Maciel, ex-vice-presidente da República, morre aos 80 anos
Pernambucano estava internado em um hospital de Brasília. Desde 2014, ele lutava contra o Alzheimer
O ex-vice-presidente da República Marco Maciel morreu na madrugada deste sábado (12.jun), aos 80 anos. Ele estava internado em um hospital de Brasília com complicações do Alzheimer, contra o qual lutava desde 2014.
A informação foi confirmada pelo partido de Maciel, o Democratas. Nas redes sociais, a sigla compartilhou postagem do ex-ministro Mendonça Filho. "No momento que o país precisa construir consensos, o Brasil perde o maior símbolo da política do diálogo: o pernambucano Marco Maciel. O Democratas perde um de seus maiores líderes. Perco um amigo, conterrâneo e exemplo de ética a ser seguido. Uma referência pessoal e política", escreveu o também pernambucano.
????? https://t.co/rRbVyRHGGt
? Democratas (@democratas) June 12, 2021
"Falar de Marco Maciel é falar de uma história de honradez, de trabalho em defesa do páis e dos valores democráticos. Conciliador, foi um homem público que simboliza a seriedade, a honestidade, o trabalho, a integridade e a simplicidade", acrescentou Mendonça Filho.
Em nota, o presidente nacional do Democratas, ACM Neto, classificou Maciel como "um dos mais importantes quadros" da sigla. "Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país. Em minha trajetória, pude me inspirar e aprender com seus ensinamentos", disse o ex-prefeito de Salvador.
Advogado de formação, Marco Maciel foi vice-presidente por oito anos, nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ele também exerceu os cargos de ministro da Casa Civil e da Educação, governador de Pernambuco e senador pelo estado.
Confira a nota do Democratas na íntegra:
"Nota oficial
Neste 12 de junho, o Democratas se despede, já com o coração saudoso, de um dos seus fundadores. Marco Maciel foi um dos mais importantes quadros do nosso partido. Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país.
Em minha trajetória, pude me inspirar e aprender com seus ensinamentos. Ex-vice-presidente da República, Marco Maciel foi uma liderança capaz de motivar políticos de todas as idades. Quando ainda no movimento da Juventude do PFL, recebi palavras e gestos significativos de incentivo que jamais vou me esquecer. Mesmo carinho que nosso fundador direcionou a muitos jovens e políticos ao longo de toda a sua vida.
Homem de elevado espírito público, tenho certeza que o legado de Marco Maciel será lembrado por toda nossa história.
Hoje, envio toda solidariedade e carinho aos familiares e amigos deste grande líder.
Um sincero e fraterno abraço da família Democratas.
Antonio Carlos Magalhães Neto
Presidente Nacional do Democratas"