Publicidade
Brasil

ONS alerta para risco de reservatórios hídricos vazios até novembro

Operador do sistema elétrico cita, em nota, "perda do controle hidráulico" no segundo semestre

Imagem da noticia ONS alerta para risco de reservatórios hídricos vazios até novembro
Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) publicou nota técnica, nesta sexta-feira (4.jun), endereçada ao Ministério de Minas Energia e à Agência Nacional de Águas e Saneamento, em que alerta as autoridades sobre o risco dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste praticamente esvaziarem até o final de novembro.

Segundo o relatório da "Avaliação das Condições de Atendimento Eletroenergético do Sistema Interligado Nacional", as previsões apresentadas consideram o nível de afluência registrado com a chuva de 2020, que apontam uma possível perda do controle hidráulico da bacia do Rio Paraná no segundo semestre deste ano.

O nível crítico do reservatório levaria a restrições no suplemento energético às substações das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. "Mesmo considerando as flexibilizações adicionais das defluências mínimas no Baixo Paraná e na Hidrovia Tietê-Paraná, os principais reservatórios da bacia do Rio Paraná chegam ao final do período seco com níveis críticos de armazenamento" afirmou o estudo.

Trecho da Avaliação das Condições de Atendimento Eletroenergético do Sistema Interligado Nacional. | Reprodução/ONS

A recomendação da operadora reforça a necessidade de flexibilizar as restrições hidráulicas para aproveitamento das bacias dos rios São Francisco e Paraná. A fim de aumentar a geração térmica e garantir suprimento de combustível. Também citam a "importação de energia da Argentina e do Uruguai, além de campanha de uso consciente da água e da energia".

Veja mais:

Nível recorde em 91 anos

O ONS caracterizou a atual crise hidrológica como a pior desde 1930, resultado do volume de água recebida pelos reservatórios nos últimos sete anos, inferior à média histórica.

"É neste contexto que todos os esforços estão sendo envidados, com transparência e informação à população, para que o país atravesse a crise hídrica sem problemas no fornecimento de energia, que como dito anteriormente, está garantido este ano", concluiu.
 

Publicidade

Assuntos relacionados

brasil
portalnews
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade