Publicidade
Brasil

Ciclistas flagram peixes nadando no Rio Pinheiros, em SP

Curso d'água poluído na capital paulista tem previsão de ficar totalmente limpo em 2022

Imagem da noticia Ciclistas flagram peixes nadando no Rio Pinheiros, em SP
Cardume encontrado no Rio Pinheiros, em São Paulo (SP)
• Atualizado em
Publicidade
*Atualização em 15/4, às 15h50: anteriormente, a nota publicada em 13/4 citava que ciclistas filmaram os peixes no rio Pinheiros. No entanto, as imagens foram realizadas por Itamar Rodrigues, diretor da Emae. O texto foi corrigido.

Para quem vive em São Paulo, sobretudo na capital, o saber sobre os rios Pinheiros e Tietê se resume a uma palavra: poluição. Os cursos d'água sujos e lamacentos, que cortam a cidade margeados por vias repletas de carros, são um resquício nada bonito do "progresso" e "modernidade" das últimas décadas.

+ Cidade no RS terá monumento a Cristo maior que o do Rio

No entanto, um "sopro de vida" foi encontrado no Rio Pinheiros. Itamar Rodrigues, diretor da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (Emae), filmou o cardume nadando às margens do local, que tem uma ciclovia instalada ao lado. O vídeo (veja abaixo) foi publicado nas redes sociais do governador João Doria (PSDB).

O cardume encontrado está sendo investigado por especialistas, para identificar qual é a espécie do peixe, além de tentar descobrir qual foi o caminho que os bichos fizeram para chegar até aquele ponto.

Apesar da poluição e de projetos que datam desde a década de 1970 para despoluir o rio, o governo de São Paulo promete a limpeza total do curso de água até dezembro de 2022 ao custo de R$ 3,5 bilhões. O Rio Pinheiros possui 25 km de extensão.
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade