Publicidade
Brasil

Bar onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes se conheceram fecha as portas no Rio

Ícone da cultura carioca, o bar anunciou o encerramento das atividades 8 meses após suspender o atendimento por causa da pandemia

Imagem da noticia Bar onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes se conheceram fecha as portas no Rio
Bar onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes se conheceram fecha as portas no Rio
• Atualizado em
Publicidade
Cerca de 40% dos bares e restaurantes do Centro do Rio fecharam as portas durante a pandemia de covid-19. Está é a estimativa atualizada pelo SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro), oito meses após os estabelecimentos terem sido obrigados a suspender o atendimento.

Considerando toda a cidade, o percentual fica em 20%, com a possibilidade de que chegue a um terço até o fim do ano.

Nessa semana, um ícone da cultura carioca anunciou o encerramento das atividades: a Casa Villarino. O local, fundado em 1953, é considerado um dos berços da Bossa Nova. Foi lá que Tom Jobim e Vinicius de Moraes se conheceram.  Sentados em uma das mesas, até hoje preservada pela administração, criaram a peça "Orfeu da Conceição". A versão para o cinema levou a Palma de Ouro de 1959, no Festival de Cannes.

Outros estabelecimentos tradicionais também não resistiram ao coronavírus e fecharam de vez, como o Hipódromo, na Gávea; Navegador, Esquimó e Mosteiro, no Centro; e Baródromo, na Lapa.

De acordo com o SindRio, enquanto o faturamento dos negócios em outros pontos da cidade está, em média, entre 50% e 60% dos valores anteriores à pandemia, os do Centro ainda não conseguiram alcançar esse índice por conta da permanência prolongada dos trabalhadores em home office. A categoria também reclama de outro problema: a concorrência desleal do mercado informal de venda de quentinhas.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade