Publicidade
Jornalismo

Brasil tem 13 casos confirmados e mais de 700 suspeitos do coronavírus

Segundo o ministro da Saúde, a transmissão do vírus pode começar a ocorrer entre pessoas que não deixaram o Brasil, caso ele se comporte como em outros países

Imagem da noticia Brasil tem 13 casos confirmados e mais de 700 suspeitos do coronavírus
Brasil tem 13 casos confirmados e mais de 700 suspeitos do coronavírus
• Atualizado em
Publicidade
Subiu para 13 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil; dos quais, 5 foram notificados nesta sexta-feira (06). Segundo o Ministério da Saúde, outras 768 possíveis contaminações são monitoradas em todo o país, enquanto 480 foram descartadas pelas autoridades.

Dos pacientes diagnosticados com a Covid-19, 10 estão em São Paulo, 1 no Rio de Janeiro, 1 no Espírito Santo e 1 na Bahia. Nos últimos registros, os brasileiros haviam viajado para Itália, Reino Unido ou Estados Unidos.

Por enquanto, as autoridades de saúde de saúde conseguem identificar a relação entre os casos. O secretário de Vigilância em Saúde, Júlio Croda, explica que a preocupação é de que a origem da transmissão não possa mais ser detectada, depois que o vírus começar a circular dentro do país. "Então, você precisa se preparar para a fase de assistência, a preparação dos leitos hospitalares de atendimento desses pacientes, porque a fase de isolamento já não é tão efetiva". 

O número de países que apresentam transmissão local do vírus chegou a 36, segundo a Organização Mundial de Saúde. Por isso, o Ministério da Saúde mudou um dos critérios para identificar os casos suspeitos: além de apresentar os sintomas, é preciso ter viajado para qualquer lugar do mundo. 

"Você pode estar sentado dentro de um voo vindo de um país que não tem caso, mas você não sabe quem está na frente, do lado, atrás. Então, não vamos mais pedir que as pessoas façam o nexo por país. Vamos fazer o nexo por viagem internacional", declarou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O ministro também afirmou que a chamada transmissão comunitária do novo coronavírus - isto é, quando a contaminação ocorre entre indivíduos que não viajaram para os países considerados de risco - deve ser registrada no Brasil, caso o vírus se comporte da mesma forma que em outras regiões com registros de surto da doença. Mandetta ressaltou ainda que é preciso observar como será a adaptação do novo coronavírus ao clima tropical brasileiro.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade