Publicidade
Jornalismo

Comissão irá receber denúncias de abuso sexual dentro da Igreja Católica

A iniciativa, anunciada pela Arquidiocese de São Paulo, foi uma determinação do Papa Francisco para as dioceses de todo o mundo

Imagem da noticia Comissão irá receber denúncias de abuso sexual dentro da Igreja Católica
Comissão irá receber denúncias de abuso sexual dentro da Igreja Católica
• Atualizado em
Publicidade
A Arquidiocese de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (05), a criação de uma comissão permanente que irá receber denúncias de abuso sexual envolvendo religiosos. A medida cumpre uma determinação do Papa Francisco que prevê a criação de grupos para a apuração dos casos em todas as dioceses da Igreja Católica do mundo.

A comissão será formada por duas frentes de trabalho: uma preventiva e uma investigativa. A primeira deve dar orientações que auxiliem no combate a abusos vindos de membros da Igreja. Já a segunda atuará em casos que forem confirmados, encaminhado a denúncia ao Ministério Público, determinando o afastamento do clérigo e instaurando uma investigação interna.

Apesar de não revelar quantas denúncias já foram recebidas, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer admitiu que há abusos sexuais dentro da Igreja e que, em ocorrência envolvendo menores, os casos são levados diretamente para a Santa Sé. "É tarde, mais veio, finalmente. Veio tarde, para as vitimas sempre é tarde, porém, não é de agora que estamos trabalhando", declarou.

A vítima pode procurar a comissão ou ainda encaminhar a denúncia por e-mail ou carta registrada. 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade