Encontro do BRICS termina com documento de cooperação
Países do grupo em desenvolvimento assinaram um documento com metas de cooperação
SBT News
O encontro do BRICS, o grupo de países em desenvolvimento, terminou nesta quinta-feira (14) em Brasília. Os membros, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, assinaram um documento com metas de cooperação.
Com meses de negociação e mais dois dias de encontro na cúpula do BRICS, o resultado final foi a formulação da "Carta de Brasília", um documento assinado com metas e compromissos.
Ao contrário do que o governo chegou a sinalizar, o Brasil reforçou o comprometimento com a redução de carbono, previsto no acordo de Paris. O documento não faz menção às crises no Chile, Venezuela ou Bolívia.
Embora tenha assinado compromissos com o grupo, o presidente Jair Bolsonaro discursou para o público interno, ou seja, os brasileiros, e disse que a política externa tem o Brasil como prioridade.
Bolsonaro segue a linha do discurso do presidente norte-americano, Donald Trump, que tem como um de seus lemas o "america first", ou seja, os Estados Unidos em primeiro lugar.
A tarde, Bolsonaro recebeu Vladimir Putin para um encontro bilateral no Palácio do Planalto. Em seguida, teve um encontro particular com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.