Publicidade
Jornalismo

Encontro do BRICS termina com documento de cooperação

Países do grupo em desenvolvimento assinaram um documento com metas de cooperação

Imagem da noticia Encontro do BRICS termina com documento de cooperação
Encontro do BRICS termina com documento de cooperação
• Atualizado em
Publicidade

O encontro do BRICS, o grupo de países em desenvolvimento, terminou nesta quinta-feira (14) em Brasília. Os membros, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, assinaram um documento com metas de cooperação.

Com meses de negociação e mais dois dias de encontro na cúpula do BRICS, o resultado final foi a formulação da "Carta de Brasília", um documento assinado com metas e compromissos. 

Ao contrário do que o governo chegou a sinalizar, o Brasil reforçou o comprometimento com a redução de carbono, previsto no acordo de Paris. O documento não faz menção às crises no Chile, Venezuela ou Bolívia.

Embora tenha assinado compromissos com o grupo, o presidente Jair Bolsonaro discursou para o público interno, ou seja, os brasileiros, e disse que a política externa tem o Brasil como prioridade. 

Bolsonaro segue a linha do discurso do presidente norte-americano, Donald Trump, que tem como um de seus lemas o "america first", ou seja, os Estados Unidos em primeiro lugar. 

A tarde, Bolsonaro recebeu Vladimir Putin para um encontro bilateral no Palácio do Planalto. Em seguida, teve um encontro particular com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade