Publicidade
Jornalismo

Reconhecimento facial por câmeras ajuda a prender mais de 50 pessoas

O sistema foi implantado pela polícia do Rio de Janeiro, que aciona um alerta toda vez que um suspeito aparece nas imagens

Imagem da noticia Reconhecimento facial por câmeras ajuda a prender mais de 50 pessoas
Reconhecimento facial por câmeras ajuda a prender mais de 50 pessoas
• Atualizado em
Publicidade

A polícia do Rio de Janeiro implantou um sistema de reconhecimento facial por câmeras, monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Governo do estado, que aciona um alerta quando um suspeito aparece na tela.

A tecnologia utiliza um banco de dados da Polícia Civil, que conta com mais de 49 mil foragidos da justiça. Cada criminoso tem o rosto identificado com um algoritmo, gerado pela capacidade do sistema de identificar cerca de 30 pontos na face, como a distância entre os olhos, largura do nariz e o tamanho da testa.

No momento, 32 câmeras operam com o software em Copacabana e no entorno do estádio do Maracanã. A ideia é expandir o alcance da tecnologia para outros locais da cidade, como o aeroporto Santos Dumont.

Em três meses, o sistema ajudou na prisão de mais de 50 foragidos no Rio de Janeiro. Na última terça-feira (01), uma mulher foi presa após ser enquadrada por uma das câmeras, mesmo que por poucos segundos e com uma aparência diferente da foto que está na ficha criminal, a imagem foi suficiente para reconhecê-la como autora de um homicídio.

 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade