Não-Me-Toque sedia feira de agricultura de precisão
24ª Expodireto Cotrijal conta com 500 expositores, sendo uma vitrine importante para o agronegócio brasileiro e internacional
Até a próxima sexta-feira (6), Não-Me-Toque, pequeno município de 18 mil habitantes no Noroeste do Rio Grande do Sul, é o foco do agro com a 24ª feira Expodireto.
+ Confira as últimas notícias de Agro
Trazendo novas tecnologias para o setor, geração de negócios, pesquisa e serviços de campo, a Expodireto é um ponto de encontro para a inovação e o avanço tecnológico.
Em um passeio pelos 130 hectares do Parque da Cotrijal, com entrada gratuita, os visitantes têm acesso às mais recentes inovações agrícolas, maquinários de ponta, soluções sustentáveis e práticas agrícolas eficientes.
+ Leia as colunas de Alessandra Bergmann
A edição deste ano conta com cerca de 500 expositores, sendo considerada uma grande vitrine do agronegócio do futuro.
E por que a Expodireto Cotrijal é tão importante?
Ela é a maior feira de agricultura de precisão da América Latina, ou seja, ela traz principalmente máquinas, equipamentos de lavoura, tecnologia artificial que ajuda o produtor rural a produzir numa mesma quantidade de terra, muito mais alimentos, com muito mais sustentabilidade ambiental.
Ou seja, num espaço de terra, onde caberia apenas uma semente, com a tecnologia, é possível plantar quatro, e ainda, por um sistema computadorizado, perceber cada necessidade do pedaço da terra, se precisa mais água, mais nutrição para a semente crescer. Muitas fábricas de máquinas com essa tecnologia estão em Não-Me-Toque.
Fico imaginando se tivéssemos essa mesma tecnologia de precisão para a agricultura aplicada no nosso organismo.
Esse mesmo sistema de escaneamento que é feito na terra e na planta, pudesse ser feito no corpo.
Quantas doenças poderiam ser evitadas, quantas soluções poderiam ser realizadas literalmente na “raiz” do problema para promover uma vida mais saudável.
A tecnologia agrícola, é hoje uma das mais avançadas no mundo. Feiras como esta servem para orientar produtores e os próprios consumidores sobre estas inovações, que acontecem a todo o tempo, em máquinas, nos laboratórios, na semente, na genética.
Tudo para garantir a saúde humana e do meio ambiente.
Tecnologia que chama atenção do mundo
Na área internacional, é grande a expectativa pela presença maciça de delegações estrangeiras, de pelo menos 18 países, como Rússia, Estados Unidos, Alemanha e Emirados Árabes Unidos, com especial atenção para a China.
Serão entre 50 e 60 pessoas do país asiático, entre expositores, importadores, representantes de empresas. A expectativa é de muitos – e bons – negócios, visto que a China é a principal compradora dos produtos agrícolas gaúchos.
A feira, realizada desde o ano 2000, é promovida e organizada pela Cotrijal, a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul, que conta com oito mil associados e 600 funcionários.
O evento deve receber mais de 320 mil visitantes durante cinco dias, só de estacionamento são 12 mil vagas.
Tudo isso também abre oportunidades em outros setores, fora do parque, como de alimentação e rede hoteleira. Como falei, Não-Me-Toque tem apenas 18 mil habitantes, então a cidade e toda a região "ferve" com tanto movimento.