Biólogos comemoram nascimento de três filhotes de lobo-guará no cerrado da Bahia
Filhotes reafirmam sucesso do programa de reintrodução de lobos-guará em vida livre
Sandra Santos
Biólogos comemoraram o nascimento de três filhotes de lobo-guará no Parque Vida Cerrado, no oeste da Bahia. Os filhotes nasceram após a soltura em área livre dos lobos-guará Caliandra e José Bonifácio, que estavam em cativeiro. A espécie é classificada como vulnerável, segundo o instituto Chico Mendes de conservação da biodiversidade, de modo geral costuma sobreviver um filhote por ninhada.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Imagens de câmeras de segurança flagraram os filhotes circulando com os pais em áreas monitoradas. Eles filhotes devem permanecer na natureza, sem a interferência da equipe do projeto. O parque se localiza entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, em uma área preservada de 20 hectares do cerrado, considerado a savana mais rica em biodiversidade do mundo.
Antes deles, o último nascimento da espécie registrado no parque foi em abril deste ano, fruto de uma coordenação de animais resgatáveis, e não em vida livre.
Gabrielle Bes da Rosa, coordenadora do parque, destaca que o nascimento dos filhotes é motivo de comemoração e reflexo do esforço coletivo de empresas, produtores rurais e instituições na conservação do cerrado.
A ação foi conduzida pelo Parque Vida Cerrado, com o apoio técnico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP).