Freio de Ouro: campeão diz que troféu ajuda a aumentar o valor dos animais
Zeca Macedo ganhou tradicional torneio que foi realizado em arena coberta pela primeira vez
Raissa Lomonte
O cavaleiro Zeca Macedo foi vencedor com o macho Guanabara Saladero, estreante na competição. As provas foram realizadas pela primeira vez em uma arena coberta, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio-RS. Essa competição é considerada a "Copa do Mundo", do segmento dos cavalos crioulos. "Reúne vários estados do Brasil, da Argentina e Uruguai, além de proprietários do mundo todo que investem em cavalos", conta o campeão. Para a final na Expointer, são selecionados 96 animais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em entrevista ao SBT Agro, o treinador diz que a preparação pode chegar a 3 anos e que o prêmio traz uma grande visibilidade para os animais. "Este cavalo foi comercializado antes do prêmio por R$ 105 mil reais e hoje ele pode valer 10 vezes mais", explicou.
Por isso, os animais são rigorosamente avaliados. O julgamento leva em conta as habilidades nas provas e
características físicas dos cavalos.
Cavalos crioulos
Originalmente brasileira, a raça é resultado das combinações do sangue de animais Berbere e Andaluz. Os primeiros animais faziam parte da criação do espanhol Álvar Nuñez Cabeza. Porém, ao deslocar seu rebanho, Cabeza acabou perdendo alguns pelo caminho. Após quatro séculos sobrevivendo em ambiente selvagens, passaram pelo processo de seleção natural, que deu origem à raça denominada como Cavalo Crioulo.