Trading agrícola lança plataforma de venda online de insumos
E-commerce da Amaggi conta com portfólio completo da multinacional com sede em Mato Grosso
A Amaggi, maior trading agrícola de capital nacional, lançou, nesta sexta-feira (28Jul), a sua nova plataforma de vendas online de insumos agrícolas. O e-commerce Amaggi On possibilitará o acesso à um portfólio completo de defensivos agrícolas, fertilizantes, sementes de soja e milho, "com condições comerciais exclusivas e pagamento facilitado". A princípio o e-commerce está disponível para os produtores rurais de Mato Grosso e Rondônia, mas em breve será aberto para outros estados.
São mais de 80 produtos disponíveis para os produtores. Na plataforma, o cliente realiza um cadastro com os dados pessoais e da fazenda e já pode começar a comprar. A ferramenta possibilita a comparação de itens e preços. Assim que faz a aquisição, o agricultor indica a melhor janela para a entrega dos produtos na propriedade, que pode ser total ou parcelada.
O pagamento será feito por meio de pix ou boleto bancário, a princípio, mas a intenção é viabilizar as operações com cartão de crédito, barter e financiamento. "O pagamento é em ambiente seguro, com criptografia. Podemos garantir que a compra online é segura", disse Patrícia Lima, diretora de Operações e Finanças do AL5 Bank, durante o lançamento do Amaggi On.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A iniciativa da Amaggi vem ao encontro das transformações digitais ocorridas nos últimos anos, mas sem perder uma das principais características da empresa, que é o relacionamento presencial com o cliente", disse a empresa. "A plataforma foi idealizada há três anos. Sabemos que são muitos os desafios da atividade produtiva. A Amaggi também produz alimentos. Para nós fazer no meio digital [comercialização] é também um desafio, mas a evolução é muito rápida e você consegue chegar à todas as regiões do país".
Vinícius Moreira, gerente de Inovação, ressalta que o momento é propício para as transformações digitais e que o objetivo é dar escala de forma rápida a essas novas ferramentas. "É algo muito complexo, pois temos toda a questão de responsabilidade na originação de grãos, com a rastreabilidade socioambiental. Mas a Amazon do agro ainda está em aberto. Ninguém colocou isso de pé e eu espero que sejamos nós", completou.
Digitalização do agronegócio
O presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos, afirmou que a pandemia acelerou as compras digitais no campo e que os produtores rurais estão cada vez mais adaptados ao ambiente online. Pesquisa da entidade identificou que 25% dos produtores brasileiros compraram algum produto pela internet para a sua propriedade no último ano. "O produtor se tornou mais conectado, não foi nem uma opção, foi um momento forçado. Com essa necessidade, os canais digitais cresceram na vida dos produtores", afirmou Nicodemos, durante a live de lançamento do Amaggi On.
"Como a gente é produtor e usa bastante tecnologia dentro das próprias fazendas, em um segundo momento vamos levar esse know-how tecnológico como serviço para dentro da plataforma para disponibilizar ao agricultor", comentou o diretor Marcelo Machado.
Mas a meta da Amaggi é mais ambiciosa. A intenção, no futuro, é integrar outras soluções digitais que a companhia já tem - como uma plataforma online para a comercialização de grãos e um portal onde o produtor pode consultar todo o extrato financeiro de negociações com o grupo - e criar um marketplace completo do agronegócio.