Trump diz que EUA anunciarão comprador para TikTok; líderes se reúnem na sexta
Negociações para domínio da plataforma já têm meses de duração, mas segundo Trump, há um veredito sobre o proprietário
com informações da Reuters
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta terça-feira (16) que os EUA e a China têm um acordo que manterá o aplicativo de vídeos curtos TikTok operando e disse que os EUA anunciarão um comprador para a plataforma.
Na segunda-feira (15), foi anunciado que os dois países haviam chegado a um acordo para que a plataforma fosse operada pelo país norte-americano. Trump ainda terá conversas com o presidente chinês Xi Jinping na próxima sexta-feira (19). + Trump diz que futuro do TikTok nos EUA depende da China
Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, anunciou que as negociações estavam avançando após uma reunião entre altos funcionários das suas potências e Madri. Apesar das informações, Bessent se recusou a passar mais detalhes e disse a repórteres que esperassem a conversa dos dois líderes na sexta (19).
No começo da semana, Trump disse que as negociações comerciais com a China foram muito boas e deu a entender que um acordo foi fechado, com o intuito de resolver os problemas que os EUA têm sobre a propriedade do TikTok.
"A grande reunião comercial na Europa entre os Estados Unidos da América e a China correu MUITO BEM! Ela terminará em breve", escreveu Trump em sua plataforma Truth Social.
"Também foi fechado um acordo sobre uma "certa" empresa que os jovens do nosso país queriam muito salvar. Eles ficarão muito felizes! Falarei com o Presidente Xi na sexta-feira. O relacionamento continua muito forte!!!", acrescentou.
+EUA e China chegam a acordo sobre TikTok; Trump e Xi conversam na sexta-feira (19)
Os Estados Unidos e a China travam um acordo para transferir a rede social, da chinesa ByteDance, para domínio dos EUA há meses, desde que Trump alegou que o o aplicativo é uma ameaça e "controlado por adversário estrangeiro", chegando a proibir que lojas como AppStore e GooglePlay o distribuíssem. + Trump processa The New York Times e pede US$ 15 bilhões por calúnia e difamação
Houveram inúmeros adiamentos por parte do republicano de prazos para que Xi Jinping permitisse que o TikTok, do CEO Shou Zi Chiu, ainda funcionasse no país em meio às negociações.