Lula chega à Malásia para participar de cúpula e mira encontro com Trump
Presidente tem compromisso na Asean no domingo (26) e abriu janela para encontro com mandatário dos Estados Unidos

Gabriela Vieira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Malásia nesta sexta-feira (24), por volta das 4h30 (horário de Brasília), para participar da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). No domingo (26), o mandatário espera se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que também estará no evento.
Lula chegou no país acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva. Os dois foram recepcionados pelo primeiro-ministro Anwar Ibrahim. O presidente estava na Indonésia, onde encontrou empresários e assinou acordos de cooperação com o presidente do país, Prabowo Subianto.
+ Lula acredita no "sucesso" da reunião com Trump e lista assuntos que pretende negociar
O giro pela Ásia marca um momento estratégico para ampliar parcerias com outros países, em meio a uma relação conflituosa com os EUA, marcada por tarifas impostas pelo governo Trump a produtos exportados brasileiros.
Essa é a primeira visita de Lula à Malásia. A viagem do presidente ao país asiático pode marcar também a primeira reunião com Trump após breve contato no fim de setembro durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. No entanto, ainda não há confirmação oficial da reunião.
Segundo o governo, a visita de Lula a Kuala Lumpur tem como objetivo intensificar e diversificar o comércio e os investimentos bilaterais. O foco é em setores estratégicos como energia, ciência, tecnologia e inovação.
No domingo, Lula vai à abertura oficial da cúpula da Asean como ouvinte, às 8h30. O bloco se tornou um parceiro oficial do Brics em 2024.









