Trump rompe negociações comerciais com o Canadá após peça publicitária com Ronald Reagan
Propaganda canadense reproduziu antiga fala do ex-presidente republicano, em que critica políticas protecionistas e alerta sobre risco de tarifas

SBT Brasil
As relações comerciais entre Estados Unidos e Canadá atingiram novo pico de tensão. O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira (23) o rompimento das negociações tarifárias com o país vizinho depois da divulgação de um vídeo publicitário canadense que usa trechos editados de um discurso do ex-presidente Ronald Reagan, também republicano, para criticar políticas protecionistas.
A peça de um minuto, patrocinada pelo governo da província de Ontário, traz a voz de Reagan em uma gravação de 1987. Na gravação, o amercinao afirma: “Quando alguém impõe tarifas a outros países, o discurso é de que isso é patriótico e vai proteger empregos americanos. Mas isso dura pouco. Tarifas levam à retaliação, a economia enfraquece e milhões perdem os empregos.”
+ EUA enviam porta-aviões à América do Sul em meio às crescentes tensões com Venezuela
O discurso original tratava de comércio livre, mas o material foi adaptado e ganhou repercussão internacional por ironizar a política tarifária atual dos Estados Unidos.
Trump chamou o vídeo de “falso” - mesmo sabendo que é original - e afirmou, nas redes sociais, que as tarifas são essenciais para a segurança nacional e para a economia americana. Ele também anunciou o fim das negociações comerciais com o Canadá, que vinham sendo conduzidas há meses.
O rompimento ocorre após o governo americano aplicar tarifa de 35% sobre produtos canadenses.
O que disse o governo canadense?
O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, afirmou que o Canadá “não pode controlar a política comercial dos Estados Unidos”, mas que pretende fortalecer o mercado interno e atrair investimentos para o país.
+ EUA sancionam presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e bloqueiam bens e contas de familiares
Apesar do embate, Carney adotou tom conciliador e escreveu nas redes sociais: “O Canadá e os Estados Unidos são amigos, vizinhos e aliados. Ronald Reagan sabia que somos mais fortes juntos.”
Qual a origem da fala de Ronald Reagan?
O áudio utilizado no vídeo canadense pertence a um discurso real transmitido no rádio em 1987, durante o segundo mandato de Reagan. O ex-presidente defendia o livre comércio e alertava para os efeitos negativos do protecionismo.
Próximos passos de Trump
Após o rompimento, Trump permaneceu na Casa Branca sem compromissos públicos. O governo informou que o presidente se prepara para uma viagem à Ásia, com chegada prevista à Malásia na manhã de domingo (horário local).
Nesta viagem há espectativa de que ele se encontre com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.








