Sisu 2026 usará notas das três últimas edições do Enem, anuncia MEC
Mudança permitirá que candidatos utilizem a melhor média obtida entre 2023, 2024 e 2025 no processo seletivo para universidades públicas

Antonio Souza
O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira (24) que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a considerar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2026.
Isso significa que quem fez o Enem em 2024, 2025 ou 2026 poderá usar a melhor nota para tentar uma vaga em universidades públicas.
+ Enem 2025: Locais de prova são divulgados; veja como consultar
A novidade está prevista no Edital nº 22/2025, publicado em 20 de outubro, que trata da adesão de instituições públicas e gratuitas ao processo seletivo.
De acordo com o MEC, a classificação dos candidatos terá como referência a melhor média ponderada obtida em uma das três edições do Enem, desde que o participante não tenha se inscrito como treineiro.
+ Fuvest divulga local de prova do Vestibular 2026; veja como consultar
Sisu é uma plataforma que reúne vagas de instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil com base na nota Enem. Atualmente a plataforma só utiliza a nota mais recente do exame.
Regras para as universidades
Segundo o MEC, as faculdades e institutos que participarem do Sisu 2026 terão que oferecer pelo menos duas vagas por curso e turno. E mesmo com cotas, sempre haverá pelo menos uma vaga para ampla concorrência, ou seja, para qualquer pessoa que não se encaixe nas cotas.
As instituições públicas têm entre 27 de outubro e 28 de novembro de 2025 para confirmar participação no Sisu. Tudo será feito pelo sistema chamado Sisu Gestão, usado pelas universidades.
Durante esse período, as universidades poderão reabrir e alterar o termo de adesão, que é o documento com as regras de participação. Mas só vale a última versão assinada pelo responsável legal da instituição.








