Publicidade
Política

Janja defende comentário sobre TikTok na China: "Não há protocolo que me faça calar"

Em visita a Pequim, a primeira-dama teria solicitado espaço para se manifestar criticamente sobre a rede social diante do presidente chinês, Xi Jinping

Imagem da noticia Janja defende comentário sobre TikTok na China: "Não há protocolo que me faça calar"
Janja | Divulgação/Antônio Cruz/Agência Brasil
Publicidade

A primeira-dama Janja Lula da Silva respondeu nesta segunda-feira (19) às criticas por conta de uma fala sobre a rede social TikTok durante jantar oficial com o presidente da China, Xi Jinping, na semana passada. Ao ser questionada sobre o assunto, a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou posicionamento e disse que não se calará diante do tema.

Veículos de imprensa relataram um "suposto climão" na ocasião, dizendo que Janja teria comentado sobre os efeitos nocivos do TikTok – rede social controlada pela chinesa ByteDance – em jovens.

+ Governo notifica redes sociais para removerem conteúdos falsos que associam fraude no INSS a Janja

"Não há protocolo que me faça calar se eu tiver oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja, do maior grau ao menor grau", disse Janja hoje. Em defesa de sua postura, ela completou: "Eu não me calarei quando for para proteger a vida das nossas crianças e adolescentes".

"Por mais que algumas pessoas se sintam incomodadas ou achem que não cabe a mim falar, questionar ou discutir sobre isso, reforço aqui meu compromisso de seguir lutando por um espaço digital respeitado, principalmente, porque me preocupo imensamente com as mulheres e crianças deste país, as principais vítimas dos crimes digitais", disse Janja.

A primeira-dama rejeitou a forma como o episódio foi tratado, como se fosse uma "fofoca de bastidores", e defendeu uma discussão mais responsável sobre a regulação das redes sociais. Ela também enfatizou a necessidade de engajar mães e mulheres na luta contra abusos no ambiente digital.

+ Ministro da AGU elogia PF e defende PEC da Segurança após prisão de líder do PCC

Lula criticou vazamento da conversa

Na última quarta (14), o presidente Lula criticou o vazamento da conversa entre a primeira-dama Janja e o líder chinês, Xi Jinping, durante jantar oficial.

"A primeira coisa que acho estranha é como essa pergunta chegou à imprensa, porque estavam só meus ministros lá. Então, alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu em um jantar que era algo muito pessoal e confidencial", disse Lula.

O presidente reiterou que o comentário sobre TikTok partiu dele, uma vez que perguntou se Jinping poderia enviar um representante de confiança do governo chinês para discutir a regulamentação das plataformas digitais no Brasil, incluindo a rede social citada.

"E aí, a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças", explicou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade