Rodrigo Garcia deixa o PSDB; partido teve o terceiro maior número de desfiliações
Mais de 12 mil pessoas tomaram a mesma decisão de Garcia em quatro meses. Novo foi o partido que mais teve novas filiações. Veja lista
O ex-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou sua saída do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) nesta segunda-feira (11)
"Deixo o partido convencido de que é tempo de mudança para todos nós", disse o político em nota.
Ele estava no partido desde 2021, quando se filiou para tentar se reeleger como governador do estado, mas perdeu a disputa para Tarcísio de Freitas. O partido teve o 3ª maior número de desfiliações partidárias na comparação entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) compilados pelo SBT News. Mais de 12 mil pessoas tomaram a mesma decisão que Garcia no período.
+ Governo antecipa 13º para aposentados e pensionistas do INSS; veja datas
O partido com mais desfiliações foi o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), com 14.179 pessoas, seguido pelo PRD (Partido Renovação Democrática), com 13.979 desfiliações. O PT (Partido dos Trabalhadores) ficou logo atrás do PSDB, com 10.650 filiados a menos.
+ Boulos sobre transporte público: "Queremos ampliar a tarifa zero"
Por outro lado, o Partido Novo foi o que mais teve filiações no período analisado, com 8.619 novas pessoas. Dos 29 partidos existentes no Brasil hoje, apenas três tiveram aumento no número de filiados, confira: