Ministros da Secom, Integração e Saúde iniciam trabalhos de escritório de monitoramento no RS
Local concentrará as informações sobre ações do apoio federal ao Rio Grande do Sul em decorrência dos danos provocados pelas fortes chuvas
Guilherme Resck
Os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, e Nísia Trindade, da Saúde, darão início nesta segunda-feira (6) aos trabalhos do escritório de monitoramento instalado pelo governo federal em Porto Alegre para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul diante da tragédia causada pelas fortes chuvas.
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Os trabalhos começarão às 13h30. O escritório está localizado na sede da Caixa Econômica Federal (CEF), na capital gaúcha. Nele, serão concentradas as informações sobre as ações do apoio federal ao RS em decorrência dos danos provocados pelas chuvas.
O Planalto ressalta que o escritório "servirá como base de apoio para os prefeitos e demais lideranças. Facilitando o envio de ajuda financeira e operacional para os municípios gaúchos".
A decisão de criá-lo foi tomada na quinta-feira (2), durante a segunda reunião da Sala de Situação instalada pelo governo federal em Brasília para concentrar informações e orientar iniciativas no socorro às pessoas afetadas pelas fortes chuvas no território gaúcho.
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O último boletim da Defesa Civil do estado mostra que as precipitações deixaram 83 mortos. Outros quatro óbitos estão em investigação. Há 111 pessoas desaparecidas, e o número de feridos chegou a 276.
Mais de 141 mil pessoas estão fora de suas casas; 19.368 delas estão desabrigadas e outras 121.957 estão desalojadas. No total, mais de 850 mil indivíduos foram afetados pelas chuvas, em 345 municípios.