Governo Lula desmente fake news e nega ter patrocinado show de Madonna no Rio: "Chega de mentira"
Ministro fez vídeo criticando desinformação e pediu corrente positiva em torno da tragédia climática no Rio Grande do Sul
Felipe Moraes
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desmentiu, por meio de nota oficial e vídeo, fake news que dizem que o show de Madonna no Rio de Janeiro teria recebido patrocínio federal, inclusive via Lei Rouanet. O tema foi debatido no Brasil Agora desta segunda-feira (6).
+ Show de Madonna no RJ é destaque na imprensa internacional
Na verdade, o espetáculo, que atraiu 1,6 milhão de pessoas à praia de Copacabana no último sábado (4), teve como patrocinadores o banco Itaú e a cerveja Heineken, com apoio da prefeitura do Rio e do governo do estado do RJ.
"Esta fabricação de notícia falsa não é apenas irresponsável, mas perigosa, principalmente quando desvia a atenção de questões críticas, como a tragédia em curso no Rio Grande do Sul. Recentemente, o estado foi assolado por temporais devastadores, exigindo uma resposta rápida e eficiente das autoridades para mitigar o sofrimento da população afetada", disse o governo, em nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
+ Madonna agradece fãs, Pabllo Vittar e Anitta após show histórico no Rio
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, publicou vídeo nas redes sociais em que se disse "perplexo com a quantidade de mentiras, fake news e desinformação".
"As pessoas, de forma criminosa, disseminam uma mentira, que [o show] foi financiado com a Lei Rouanet, com dinheiro do governo federal, dinheiro que poderia estar sendo investido no RS. Isso é mentira. A hora é de a gente fazer uma grande corrente positiva", pediu Pimenta, gaúcho de Santa Maria (RS).
"Vamos denunciar essas pessoas, que não merecem o nosso respeito. Pelo menos em respeito às famílias das pessoas que morreram, vocês podem parar de mentir", completou Pimenta, indignado com a fake news.