Policiais avançam viatura contra estudantes durante protesto em SP
PM alega que jovens atiraram pedras e danificaram carro; caso foi registrado na Brasilândia, zona norte da capital paulista
Um vídeo que viralizou nas redes sociais na última semana revela uma viatura da Polícia Militar de São Paulo avançando contra um protesto de estudantes na Brasilândia, zona norte da capital paulista. O caso ocorreu na última terça-feira (07).
Os alunos protestavam contra o fechamento de salas de aula da escola estadual João Solimeu. A polícia foi acionada e, durante a manifestação, a violência com a viatura foi registrada por testemunhas. O carro desceu a rua íngreme e quase atropelou os jovens.
Moradores da região reclamam da violência e brutalidade policial, sobretudo na dispersão de festas e bailes realizados na rua, temendo um novo massacre como o registrado em Paraisópolis, na zona sul, em dezembro de 2019.
A Secretaria de Segurança Pública afirmou que a PM foi acionada para acompanhar o protesto e que, na saída da escola, os jovens teriam jogado pedras e outros objetos contra os agentes, e que uma viatura também foi danificada.
Ainda de acordo com a pasta, alguns estudantes foram apreendidos e encaminhados à delegacia de Vila Penteado. Depois, assinaram um termo circunstanciado e liberados na presença dos pais ou responsáveis. A PM afirmou que as imagens são analisadas e que tomarão “medidas cabíveis em caso de irregularidade operacional dos agentes”.