Jordânia fecha espaço aéreo após Irã atacar Israel
Irã enviou dezenas de drones para bombardear o país vizinho
Em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio por conta das guerra entre Israel e a Palestina, a Jordânia fechou seu espaço aéreo para chega e partida de aeronaves. De acordo com agências de notícias, o Irã lançou dezenas de drones para bombardear Israel após o país ter matado três filhos e três netos do líder máximo do Hamas e supostamente bombardeado a embaixada iraniana na Síria e matado generais da Guarda Revolucionária do país.
Além dos drones com alcance de 2.000 kms, autonomia para voar durante 24 horas e capacidade de carregar 300 quilogramas de material, o Irã tem o maior arsenal do Oriente Médio e mísseis de longa distância capazes de atingir Israel.
Desde o começo da guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel, os Houthis, aliados dos iranianos, têm disparado contra navios no Mar Vermelho e também contra o território israelense.
O Irã também conta com o apoio do Hezbollah. No ano passado, o líder do grupo , Hassan Nasrallah, chegou a dizer que especialistas iranianos dão ajuda para melhorar os foguetes.
Expectativa de ataques
Em várias cidades israelenses o sinal de GPS está bloqueado, na tentativa de evitar ataques de mísseis ou drones. Além disso, funcionários do governo dos EUA no país estão proibidos de deixar as cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Bersebá.