Publicidade
Brasil

Sindicato de metroviários vota nesta quarta (21) possibilidade de greve em São Paulo

Categoria pede reajuste salarial e fim das iniciativas de privatização das linhas

Imagem da noticia Sindicato de metroviários vota nesta quarta (21) possibilidade de greve em São Paulo
Catracas do Metrô de São Paulo | Agência Brasil
Publicidade

O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo se reúne, nesta quarta-feira (21), para decidir sobre uma possível greve no setor. A paralisação, segundo a categoria, seria em reivindicação a um reajuste salarial, bem como em protesto às iniciativas de privatização do Metrô.

Ambas as exigências estão presentes na Campanha Salarial 2025. No caso da privatização, os metroviários pedem que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) suspenda os estudos de concessão das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha, atualmente administradas pelo setor público.

"A assembleia decidirá os rumos da luta da Campanha Salarial. Essa batalha dos metroviários se insere no contexto de luta contra a tentativa do governo Tarcísio de privatizar o metrô. Portanto, isso por si só já merece concentração da categoria metroviária e apoio de todo movimento social que luta contra as privatizações e defende o direito democrático de luta dos trabalhadores”, disse o sindicato.

+ Professores municipais assinam negociação e encerram greve em SP

Essa não é a primeira vez que a concessão das linhas entra na pauta das assembleias. Em março, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aprovou uma greve contra a privatização das linhas 11-coral, 12-safira e 13-jade. A paralisação, contudo, foi suspensa e as linhas foram leiloadas dias depois, num certame que prevê investimentos de R$ 14,3 bilhões nos próximos 25 anos.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade