Brasil

Programa Comida Boa reduz desperdício em Curitiba

Iniciativa reaproveita frutas, verduras e hortaliças que seriam descartadas e distribui a quase 350 instituições e famílias carentes

• Atualizado em
Publicidade

Cerca de 46 milhões de toneladas de comida são jogadas fora todos os anos no Brasil. Desse total, 80% do desperdício acontece durante o manuseio, o transporte e nas centrais de abastecimento.

Às seis horas da manhã, na maior Ceasa do Paraná, em Curitiba, o movimento é intenso. É horário de pico e o som das ofertas dos vendedores ecoa pelos corredores. Por dia, 1.500 toneladas de alimentos frescos são vendidas no local. Mas, se por um lado a oferta é grande, por outro, as sobras também são.

Para mudar esse cenário, foi criado o programa Comida Boa, um banco de alimentos que dá um novo destino ao que antes seria descartado.

+ Touro é abatido após atacar pedestres e policiais em Porto Alegre; veja vídeo

O volume reaproveitado equivale a 12 carretas cheias de produtos. No espaço, o desperdício virou apenas um figurante — os alimentos agora têm destino certo, e não é mais a lata do lixo.

As frutas, verduras e hortaliças são separadas, limpas e embaladas dentro da própria central de abastecimento. Depois, são distribuídas para quase 350 instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Famílias de baixa renda também podem retirar sacolas de alimentos para levar pra casa.

Publicidade

Assuntos relacionados

Alimentação
Curitiba
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade