Publicidade
Turismo

Itália: conheça o Castelo de Montegridolfo e saboreie capuccino e croissants

Pedale até este tesouro medieval onde você ouve música enquanto acompanha o preparo de massas

Imagem da noticia Itália: conheça o Castelo de Montegridolfo e saboreie capuccino e croissants
Pedaladas nas estradas italianas exigem dos ciclistas o enfrentamento de subidas longas
• Atualizado em
Publicidade

No programa "De Malas Prontas", estamos prestes a embarcar em uma aventura apaixonante pela Itália, onde combinaremos história, gastronomia e atividades ao ar livre. Prepare-se para desvendar os encantos de um castelo e explorar as paisagens deslumbrantes do país sobre duas rodas.

Dá para chegar pedalando no Castelo Montegridolfo, na região da Emilia Romagna, na Itália. As bicicletas elétricas facilitam a subida. Mesmo assim, o corpo sente o esforço. Mas logo na chegada o ciclista é recompensado com belas paisagens e com uma dose dupla de prazer gastronômico: cappuccino e croissant.

O dono do único café da pequena comunidade de Montegridolfo, Salvatore, nos recebe cantando. Ele é uma das pessoas mais animadas que já conheci. Rapidamente ele liga o equipamento de som e canta melodias típicas do repertório italiano. Enquanto isso nos oferece cappuccino quentinho e um croissant delicioso. Perguntamos o segredo de uma massa tão leve e saborosa. Salvatore nos responde, gesticulando: são as mãos! Ele afirma que as massas devem ser sovadas com muita energia e depois descansarem para a fermentação durante 24 horas.

Visita ao castelo

Na pequena comunidade de Montegridolfo vivem cerca de mil pessoas. É um lugar minúsculo reconstruído após a Segunda Guerra Mundial, quando toda a construção foi bombardeada. Atualmente transformou-se num importante ponto turístico. Ali foi criado também um museu com objetos e informações sobre a guerra e a resistência dos italianos contra o nazismo.
O lugarejo é lindo. É aconselhável passear a pé pelas ruas estreitas que exibem casas com tijolos aparentes. Do alto dá para observar uma bela paisagem de floresta da região de Rimini.

Pedalar 60 km por dia

As pedaladas nas estradas italianas exigem dos ciclistas o enfrentamento de subidas longas, como a estrada que nos leva até o castelo de Montegridolfo. Os guias orientam os ciclistas amadores a usarem as marchas corretas para enfrentarem as ladeiras íngremes. As bicicletas elétricas auxiliam bastante, mas mesmo assim é preciso pedalar sem parar um segundo.

Percorremos cerca de 60 km por dia. Parece muito, mas o passeio torna-se suave e prazeroso com as pausas para as refeições e para a fotografia. Contemplar é um exercício obrigatória para quem adere ao cicloturismo.

Subidas e descidas

É passeio e é aprendizado. Nossos guias informam sobre técnicas de segurança durante a pedalada. Ajustar bem o capacete na cabeça, usar óculos específicos para o ciclismo, para proteger os olhos da poeira e do contato com insetos durante a pedalada. As luvas também são um equipamento necessário. Protegem as mãos, que costumam ser a primeira parte do corpo a tocar no chão em caso de queda.

Aprendemos também dicas sobre como posicionar o corpo na bicicleta durante as descidas. Levantar o bumbum, sair um pouquinho do banco da bicicleta, transferindo parte do peso para o pedal. É uma técnica que dá mais controle sobre a bicicleta nas descidas, reduzindo os riscos de acidente.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade