Bondinho terá novidade radical a 100 km/h
Tirolesa gigante irá unir os morros do Pão de Açúcar e da Urca
Claudia Romero
O Parque Bondinho Pão de Açúcar iniciou as comemorações dos 110 anos apresentando o projeto de uma tirolesa que deverá ser instalada ainda esse ano e ficará a 400 metros acima do nível do mar, da Baía de Guanabara. A previsão de inauguração é novembro e a nova atração faz parte de uma série de novidades que o Parque terá nos próximos meses. O Bondinho é o teleférico mais antigo em funcionamento no mundo e também um dos cartões postais mais visitados.
Com 755 metros de extensão, a tirolesa terá quatro linhas de descida, chegando a uma velocidade de 100 km/h e com tempo médio de descida de 40 a 50 segundos.
O Bondinho do Pão de Açúcar fica no bairro da Urca, na Zona Sul do Rio de Janeiro e já recebeu aproximadamente 50 milhões de visitantes desde a inauguração em 1912. O trecho inicial liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, numa extensão de 528 metros, a 227 metros de altura. Outros 750 metros separam o Morro da Urca do Pão de Açúcar, sendo o ponto mais alto, com 396 metros acima do nível do mar.
O acesso é possível de carro, transporte público ou até pela trilha da pista Cláudio Coutinho. Tem uma vista panorâmica para alguns dos principais pontos da cidade: Cristo Redentor, enseada de Botafogo, aeroporto Santos Dumont, ponte Rio Niterói e o Forte de São João. O local também conta com um anfiteatro com capacidade para mais de mil pessoas. Há um espaço kids para as crianças se divertirem e painéis com imagens ilustrativas da fauna e flora feitas pelo artista Bruno Big. As artes são uma homenagem do carioca às espécies presentes e preservadas no parque.
O passeio leva em torno de duas horas e o horário de funcionamento é de 9h às 19h. Os ingressos custam a partir de R$65,00 e podem ser adquiridos tanto na bilheteria quanto pela internet.
O vídeo estreia neste sábado (26.jun) às 10h: