Conheça os principais pontos turísticos de Tiradentes
Em um roteiro simples e fácil é possível percorrer as principais ruas do centro histórico em um dia
SBT News
A cidade de Tiradentes é conhecida pela arquitetura da era colonial barroca. As ruas de pedra serviram de cenário para diversos filmes e novelas de época. Na cidade tem uma estátua de Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes. Ele era dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político -- atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Ao visitar a cidade, não deixe de fazer o tour pelas igrejas católicas, pois elas contam a história de Tiradentes. A matriz Santo Antônio de Pádua é a mais bonita. Por fora, a fachada de cores branco neve e amarelo gema contrasta com sua imensa porta de madeira. A construção começou em 1710 e terminou em 1810. Nela há influências do Barroco e do Rococó, trazidas por artistas portugueses que vieram de Macau, na China. Também há mistura de estilo grego, romano e oriental. A igreja possui centenas de quilos de ouro e uma fachada concebida pelo escultor brasileiro Aleijadinho.
Nas proximidades, fica a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. É uma igreja do século XVIII construída por escravos. As lojas de artesanato preenchem a praça central da cidade, o Largo das Forras. Há uma mistura do passado com o presente, do simples com o sofisticado, do urbano com o rural.
O Chafariz São José é super importante para a história da cidade. Com mais de 260 anos, as três fontes principais tem o formato de carrancas: Mãe D'água, Pai D'água e Filho D'água. O monumento de 1749 é todo em pedra sabão e foi a primeira fonte de água potável pública da cidade. É considerado um dos mais belos de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil. A água vem do pé da Serra de São José por um duto de pedras que os escravos fizeram no século 18. O formato de capela tem uma cruz que seria para espantar os maus espíritos e a imagem de São José dentro do oratório, usando botas, uma homenagem aos tropeiros, homens que andam a cavalo.
As hospedagens costumam ser em casarões antigos e tradicionais. Além da culinária mineira, a receptividade faz o turista se sentir em casa. O café da manhã costuma ser bem servido com muitas frutas, pães, bolos, sucos e o famoso pão de queijo. Os ambientes geralmente são decorados com móveis rústicos produzidos por artesãos locais que valorizam toda a estrutura.
Dica de passeio em Tiradentes com as crianças
Além do famoso passeio de Maria Fumaça, outra atração imperdível é o passeio de charrete (a partir de R$ 60,00) que percorre os principais pontos turísticos da cidade histórica. Um dos pontos centrais de Tiradentes é o Largo das Forras, uma simpática pracinha que fica na área central da parte histórica. No entorno da praça, concentram-se algumas pousadas, casarões antigos e vários barzinhos e restaurantes.