Vídeo de carro em piloto automático na Ponte Rio-Niterói levanta debate sobre segurança
Cena viral mostra veículo sem condutor aparente em via expressa e reacende discussões sobre uso de tecnologia autônoma no trânsito

Cristiano Barbosa Lima
Um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta semana gerou grande polêmica. As imagens mostram um carro trafegando sozinho, no piloto automático, em plena Ponte Rio-Niterói, enquanto o motorista aparece relaxado no banco do passageiro.
O veículo estava com o modo piloto automático ativado, o que despertou imediatas dúvidas sobre a legalidade e, principalmente, a segurança desse tipo de comportamento, especialmente por se tratar de uma via expressa sobre o mar.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ainda não existe regulamentação específica no Brasil sobre o uso de veículos autônomos em vias públicas. Isso torna esse tipo de prática bastante discutível do ponto de vista legal.
O carro em questão é um Hyundai Creta, que pode chegar a custar até R$ 196 mil. No site oficial da montadora, há um alerta claro: “Embora o sistema ofereça uma camada adicional de conforto, é crucial que o condutor permaneça com as mãos no volante e atento ao tráfego e às condições da estrada.”
+ Homem tenta enganar juíza com falso advogado criado por inteligência artificial
Ainda segundo as informações da Hyundai, a tecnologia tem como objetivo tornar as viagens mais seguras e confortáveis. “Em viagens longas, permite que o motorista relaxe um pouco mais, já que não precisa ficar constantemente ajustando a velocidade do veículo. Isso reduz a fadiga e o estresse ao volante”, diz o comunicado.