'Uber Adolescentes' é liberado em todo o Brasil; saiba como funciona
Ferramenta permite que pais e responsáveis acompanhem viagens dos filhos e falem com motoristas
Camila Stucaluc
A Uber liberou a função "Adolescentes" para todo o Brasil. A ferramenta, que já estava disponível em algumas cidades, permite que pais e responsáveis acompanhem as viagens de filhos entre 12 e 17 anos, por meio de notificações. O novo recurso também permite que os responsáveis entrem em contato direto com o motorista, se necessário.
+ Motorola anuncia celular que pode ser enrolado no pulso
Para ativar a função, é preciso que o pai ou responsável entre no próprio perfil da Uber e, por meio do “Perfil Familiar”, convide o adolescente para um criar uma conta. O jovem receberá um link para baixar o aplicativo e criar o cadastro, que ficará vinculado com a conta do familiar. Depois disso, o jovem poderá solicitar viagens por conta própria.
Com a conta vinculada, toda vez que o adolescente solicitar um deslocamento, os responsáveis receberão atualizações em tempo real e poderão acompanhar a viagem ao vivo, desde o embarque até o desembarque. Ao todo, são quatro recursos que o modelo disponibiliza para garantir mais segurança do passageiro. São eles:
U-Acompanha
Permite que os pais recebam atualizações em tempo real sempre que o adolescente solicitar uma viagem, incluindo o nome do motorista e informações do veículo;
U-Código
Antes de o adolescente entrar no carro, será solicitado o código exclusivo para aquela viagem. A viagem só será autorizada com o código correto;
U-Ajuda
Sensores e dados de GPS serão usados para detectar se há mudança de rota, parada inesperada ou se terminar mais cedo. Se algo assim acontecer, o aplicativo da Uber enviará automaticamente uma mensagem ao adolescente e ao motorista;
U-Áudio
Recurso de gravação de áudio da Uber permite que os usuários gravem o áudio de suas viagens diretamente pelo aplicativo. Caso o adolescente habilite o recurso, todas as viagens feitas por ele serão automaticamente gravadas.
Segundo a Uber, todos os recursos de segurança são padrão para as contas “adolescentes” e não podem ser desligados pelo usuário, motorista parceiro ou pelos responsáveis. A exceção é a gravação de áudio, com a qual o adolescente precisa consentir antes que se torne padrão para todas as suas viagens no aplicativo.
+ Uber cria modalidade para transporte de pets no Rio de Janeiro e São Paulo
“Sabemos que os pais ou responsáveis não conseguem levar os filhos adolescentes para todas suas atividades sempre, e que o transporte por aplicativo pode ser uma alternativa mais segura para as pessoas se deslocarem. Com o Uber Adolescentes, os responsáveis terão visibilidade do uso do aplicativo pelos jovens todo o tempo, promovendo tranquilidade”, explicou Sílvia Penna, diretora geral da Uber no Brasil.