Tecnologia

Três em cada dez crianças e adolescentes sofreram ofensas na internet

Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024 aponta que 93% desse público acessa a internet no país

Imagem da noticia Três em cada dez crianças e adolescentes sofreram ofensas na internet
Principais plataformas usadas pelas crianças e adolescentes são WhatsApp, Instagram, Tiktok e YouTube | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mais de 90% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos acessam a internet no Brasil. Dessas, 80% têm perfis em plataformas digitais, e três em cada dez usuários (29%) passaram por situações ofensivas online.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Esses são alguns dos dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada na última quarta-feira (23), em São Paulo.

A TIC Kids Online Brasil é um levantamento anual iniciado em 2012 que registra o comportamento das crianças e adolescentes na internet.

No país, o acesso à rede pelos jovens é maior na região Sul, onde quase todas as crianças e adolescentes (98%) afirmaram ter acesso à internet.

A região Norte apresenta a menor porcentagem, com 85% dos jovens conectados.

Essa desigualdade também é refletida entre as classes sociais. Entre as classes A e B, o acesso é praticamente universal (99%), enquanto nas classes D e E é de 91%. Na classe C, o índice é de 93%.

Consumo de conteúdo

Nos últimos três meses, mais de 24 milhões de crianças e adolescentes acessaram vídeos musicais, jogos ou redes sociais. No entanto, quase 500 mil jovens afirmaram nunca ter navegado na internet.

"O YouTube é a segunda plataforma com maior proporção de usuários frequentes. As crianças mais novas, de 9 a 12 anos, são as que mais utilizam a plataforma. Já os adolescentes mais velhos preferem WhatsApp e Instagram. Embora o TikTok seja popular entre os mais velhos, ele é mais utilizado pelos mais jovens que o Instagram", explica Luisa Adib, coordenadora da pesquisa.

O celular é o dispositivo preferido por 98% dos jovens para acessar a internet, seguido pela televisão, computador e videogame.

Mais de 90% dos adolescentes entre 15 e 17 anos possuem celulares, enquanto 67% das crianças de 9 a 10 anos já têm um aparelho.

9 em cada 10 jovens usam internet pelo celular | Valter Campanato/Agência Brasil
9 em cada 10 jovens usam internet pelo celular | Valter Campanato/Agência Brasil

Ofensas na Internet

A pesquisa revelou que 29% dos usuários entre 9 e 17 anos vivenciaram situações ofensivas ou desconfortáveis online, como cyberbullying e exposição a conteúdo inadequado.

Além disso, 42% dos entrevistados disseram ter testemunhado atos de discriminação na internet. Os jovens frequentemente compartilham suas experiências negativas com pais ou amigos.

Desconhecidos e controle parental

Entre os adolescentes de 13 a 17 anos, 30% relataram contato com pessoas desconhecidas em redes sociais, aplicativos de mensagens e sites de jogos.

O estudo aponta que pais e responsáveis estão engajados em conversas sobre segurança digital e comportamento apropriado na internet, além de como lidar com situações desconfortáveis.

Apesar disso, 77% dos pais acreditam que seus filhos usam a internet de forma segura, e apenas 8% acham que eles já passaram por situações desconfortáveis.

A pesquisa entrevistou 2.424 crianças, adolescentes e seus responsáveis, entre março e julho de 2024, em todo o Brasil.

Assuntos relacionados

Tecnologia

Últimas Notícias