Planetas vão se alinhar no espaço: saiba o melhor momento e como ver no Brasil
Único planeta que não será possível de observar ao olho nu será Urano

Derick Toda
Antes do amanhecer dos próximos dias, os brasileiros presenciarão um fenômeno que a Nasa nomeia como o desfile dos planetas. Júpiter, Marte, Urano, Saturno e o único satélite natural da Terra, a Lua, ficarão enfileirados.
A Lua tem “sambado” entres os planetas a cada dia, ficando em posições diferentes em relação aos corpos celestes. A imagem abaixo é uma simulação realizada pelo software Stellarium para este sábado (29), às 5h20, que é o melhor momento possível para observar o alinhamento entre os astros, quando a Lua conseguirá ficar mais enfileirada.

Urano, que fica entre Júpiter e Marte, foi desconsiderado da simulação por ser o único planeta que não será possível de observar ao olho nu. No entanto, com um telescópio ou binóculo simples, é possível visualizar cada corpo celeste separadamente com ampliação.
O fenômeno é uma ilusão de ótica, já que os astros estão a milhares de distância de quilômetros no espaço. Mas, para admirar o desfile, que será possível de ver tanto no hemisfério Sul quanto no Norte, basta olhar para o horizonte Leste, onde nasce o Sol, preferencialmente em um local que não tenha obstáculos à vista.
"Um desfile de planetas está em andamento e, nos próximos dois dias, a Lua crescente se juntará à multidão. De onde você está assistindo?", disse a Nasa.