Japão pode ser o 5ª país a pousar na Lua nesta sexta-feira (19)
Jaxa aposta na sonda Slim para realizar uma alusinagem de precisão e investigar o solo lunar
A Agência Espacial Japonesa (Jaxa) espera nesta sexta-feira (19) conquistar um lugar na história entre os países que tocaram o solo lunar.
+ Foguete japonês com satélite é autodestruído em tentativa de lançamento
A Jaxa investiu cerca de US$ 120 milhões no SLIM, sigla Smart Lander for Investigating Moon (ou Módulo de Pouso Inteligente para Investigação da Lua).
Se bem-sucedido, o Japão será o quinto pais a realizar um pouso suave no satélite natural.
Qual é objetivo da Jaxa?
O SLIM é o primeiro esforço avançado do programa espacial japonês para realizar uma alusinagem (pouso na lua) bem-sucedida.
A missão acontece após o sucesso na outra missão orbital de mapeamento lunar por meio da espaçonave Kaguya (Selene) entre 2007 e 2009.
A Jaxa espera demonstrar alta capacidade e precisão na descida à superfície do solo lunar.
O pouso mais preciso na história dos programas espaciais é a da missão Apollo 12, que conseguiu pousar a menos de 200 metros do alvo determinado.
Por que pousar na Lua?
O satélite natural sempre despertou o interesse científico, além de chamar a atenção diante da possibilidade de exploração dos seus recursos naturais.
- O Japão quer ser líder no desenvolvimento da tecnologia de exploração lunar, se apresentando como uma alternativa genuina nas futuras missões de exploração da Lua.
Rússia, Estados Unidos, China e Índia já realizaram o feito com sucesso e os japoneses querem participar do seleto grupo.
+Índia se torna primeiro país a pousar espaçonave no lado escuro da Lua
O pouso da Slim será transmitido no canal do YouTube da Jaxa a partir das 12h. Confira abaixo: