Índia se torna primeiro país a pousar espaçonave no lado escuro da Lua
Missão foi lançada em julho e visa explorar o polo sul do satélite em busca de água
A Índia se tornou o primeiro país do mundo a pousar uma espaçonave no lado escuro da Lua, região inexplorada do satélite. O módulo, lançado no dia 14 de julho, alcançou a superfície lunar na manhã desta 4ª feira (23.ago), conforme informado pelo Indian Space Research Organisation (ISRO) - a agência espacial do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A missão lunar, denominada Chandrayaan-3, foi lançada com o objetivo de explorar o polo sul do satélite em busca de água. Isso porque, em 2008, a Índia já havia detectado a presença do líquido durante uma viagem espacial, mas em estado sólido (congelado). Caso se confirme, a água poderia servir de combustível e oxigênio para futuras missões.
"Este é um grito de vitória de uma nova Índia", comemorou o primeiro-ministro do país, Narendra Modi, que foi visto agitando a bandeira indiana enquanto assistia ao pouso da África do Sul, onde participa da cúpula do Brics.
+ Califórnia aprova polêmica expansão de serviços de robotáxi
Esta foi a segunda tentativa da Índia de pousar uma espaçonave na Lua. Em 2019, a missão Chandrayaan-2 implantou com sucesso um orbitador, mas deixou o módulo de pouso cair. Agora, além de fazer história ao se tornar o primeiro país a pousar perto da região do polo sul da Lua, a Índia junta-se aos Estados Unidos, à antiga União Soviética e à China na corrida espacial.